sexta-feira, 22 de março de 2013

A TRADIÇÃO OCIDENTAL ATÉ 1900

A história registrada da lingüística ocidental começa em Atenas:platão foi o primeiro pensador europeu a refletir sobre os problemas fundamentaisda linguagem no inicio do primeiro milênio depois de cristo, da lingüística hebraica e arabe durante o Renacimento, da Índia por volta de 1800, para citar apenas as mais significatevas, a tradição ocidental tem seu próprio e claro padrão de desenvolvimento .


Da Índia á China, á Grecia e a Roma, aos  povos semíticos e de volta ao Ocidente. Cada tradição tem sua própria história e só pode ser explicada à luz de sua propria cultura e de seus modos de pensamentos.
Elas e as demais grande tradições continuaram a se desenvolver paralelamente ate os dias de hoje.


A lingüística grega ea romana formam um continuum com a medieval :os romanos se basearam nas iniciativas dos gregos alguns aspectos do pensamento pré-renascentista, sobre tudo etimologia ea da littera, são mais facilmente apreendidos se as idéias antigas e medievais forem consideradas em conjunto: para outros temas, uma discussão cronológica oferecerá um arcabouço adequado.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Microlinguística e macrolinguistica

Uma descrição sincrônica de uma lingua descreve esta lingua  tal como existe em dada época, descrição   diacrõnica se preocupa com o desenvolvimento histórico da lingua e com as mudanças estruturais que ocorreram nela ,teoria geral da estrutura da lingua o descrição das línguas o objetivo da linguistica aplicada é, como diz o propio nome, a aplicaçaõ das descobertas e tecnicas do estudo cientifico da língua para fins prático, a elaboração de metodos aperfeiçaodos de ensinode língua


 Tão logo o sânscrito se torno conhecido do mundo intelectual ocidental ,ocorreu a eclosão incontida da gramática comparativa indo-européia, foram lançadas as bases para todo o edifício da filologia comparativa e da linguistica  histirica do século XIX.      

quarta-feira, 13 de março de 2013

A linguística e sua história

"pensa-se frequentemente na história da lingüísticas como uma disciplina muito nova.A final,a propria lingüíticas só se estabeleceu em sua forma atual há algumas décadas. mas as pessoas vém estudando a limguagem desde a invenção da escrita e,sem dúvida, muito antes disso também.como em tantos outros campos, o uso e,em seguida, o estudo da língua com finalidades práticas precedeu o processo de reflexãoanálise científica.

 a preservação dos textos religiosos  no judaismo,a difusão das novas religiões proselitistas como o cristianismo e o islamismo, estabelecimento de tradicões  literárias vernáculos nos estados-nações  da europa renascentista- são todos contextos em que a língua, a princípio uma ferramenta, se tornou um objeto de estudo.